sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Olá pessoas!!!!

A matéria da prova será em cima da teoria de Erving Goffman, sobre Papéis Sociais e como se dá essa encenação dentro dos grupos sociais. Outro ponto importante, é a construção da identidade do indivíduo enquanto ser social. Para ajudá-los, segue a transcrição (alterada) de um texto de Célia Gevartoski

O processo de construção da identidade

A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Este conceito, entretanto, está ligado às atividades da pessoa, à sua história de vida, ao futuro, sonhos, fantasias, características de personalidade e outras características relativas ao indivíduo (pensem na relação que estamos fazendo com os super-heróis, nele enquanto indivíduo comum). A identidade permite que o indivíduo se perceba como sujeito único, tomando posse da sua realidade individual e, portanto, consciência de si mesmo. A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias idéias como a noção de permanência, de pontos que não mudam com o tempo. Ou seja, ela não é acabada, fechada e única – só termina de se construir quando morremos.
Em uma abordagem sociológica o sujeito introjeta as identificações infantis e, através delas, vai formando sua identidade, diferenciando-se dos outros e possibilitando que a sociedade possa reconhecê-lo como alguém. A identidade, também pressupõe a realidade social na qual o indivíduo está inserido. Revela uma condição de vida, estrutura familiar, religião e costumes da pessoa. No entanto, sabemos quem é a pessoa, não apenas por sua definição, mas por suas atividades e relações dentro dos grupos sociais. Esta é a principal construção da identidade. Um ponto importante a ser considerado é que fazemos parte de diversas organizações e, portanto, nossa ação é fragmentada. Somos o que fazemos naquele momento, em cada papel social que desempenhamos, o de aluno, filho, amigo, irmão, e uma coisa não inclui necessariamente a outra. Cada atividade toma forma a partir de um personagem, que temos nas diversas situações de nossas vidas. Identidade é, para a psicossocial, movimento constante.

Bom estudo!!! E não se esqueçam do trabalho dos super-heróis para o dia 28/9.
Profª Débora.

Izaias =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário