quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sexta-feira 25/09 - Geografia

Matéria da Prova de Geografia

O interior do nosso planeta é constituido por três camadas: o núcleo na parte mais interna, o manto e a crosta na zona mais externa. O núcleo estende-se desde aproximadamente 3.000 km de profundidade até o centro da Terra. A espessura da crosta sob os oceanos e os continentes oscila entre 10 e 70 km.
As perfurações mais profundas já realizadas pelo homem foram 13 km. Para saber do que o interior da Terra é constituido, são utilizadas observações indiretas. As melhores informações sçao fornecidas pelo estudo da propagação das ondas sísmicas, provocadas por vibrações da crosta terrestre, que tem sua origem no interior da Terra.
Essas vibrações chamadas de abalos sísmicos, transmitem energia em formas de ondas, que são sentidas como tremores, mesmo a grandes distâncias do ponto de origem (foco) do fenômeno.
As direções e as velocidades das ondas sísmicas se alteram conforme o tipo de material que elas atravessam, é pelo registro dessas alterações que os geólogos podem dizer se o material é sólido ou líquido.
O manto, ou camada intemediária é composto pelo magma, abaixo do manto encontra-se o núcleo conhecido também pelo nome de nife, nele predominam dois minerais, o níquel e o ferro.
A superfície terrestre encontra-se dividida em várias placas em movimento. Foram os deslocamentos que permitiram aos cientistas deduzir que os continetes nem sempre foram como atualmente os conhecemos; e concluir , ainda que originalmente a Terra era constituídapor um único continente, chamado Pangeia, que depois de muitos anos teria se rompido formando 2 grandes blocos, o continente Laurasiático (norte) e o continente Gondwana (sul), que se fraturaram e se transformaram bem mais tarde no perfil atual dos continetes. Devido a esses movimentos das placas, dentro de alguns milhões de anos, o mapa do mundo também não será igual ao de hoje. (Teoria 'deriva dos continentes' de Alfred Wegner - 1912)
Tectonismo é o fenômeno provocado pelas pressões que as camadas interiores do globo exercem lentamente ao longo de milhares de anos na crosta terrestre. Ao atingirem camadas rochosas essas presões levaram a formação dos dobramentos. No caso de estruturas rochosas mais duras, deram origem nas fraturas ou falhas
Abalos sísmicos: são vibrações da camada da crosta terrestre que tem a sua origem no interior da Terra, sua ocorrência é rápida e repentina. Para medir a intensidade é usado um parelho denominado sismógrafo. Avaliação da extensão e da gravidade de um terremoto depende não somente da sua magnitude, mas também da densidade populacional da área afetada e do tipo de construção.
Vulcanismo: é a atividade pela qual os materias (lava, cinzas e gases) vindo do manto atingem a superfície, através aberturas da crosta terrestr. A acomulação e conolidação da lava expelida pelos vulcões podem dar origem a montanhas e ilhas

Relevo: o relevo terrestre apresenta 4 formas predominantes: montanhas, planaltos, depressões e planícies;
- Montanhas: são as partes do relevo que apresentam maiores altitudes, varia de 3.500m até o ponto mais alto que é de 8.848m (Pico Everest). As montanhas são formações rescentes, formadas pelos dobramentos das placas tectônicas.
- Planaltos: podem aparecer sob diferentes formas: morros, serras e chapadas. uma característica importante é o fato de sofrer erosão, sua altitude varia de 300m a 3.500m, suas rochas são antigas portanto não sofrem o processo de dobramento.
- Depressões: são as partes mais baixas em relação as formas de relevo que a circundam os materiais retirados são transportados pelas águas da chuva para as planícies, seu relevo varia de 100 a 800m, e podem apresentar morros testemunhos que justificam sua altitude.
- Planícies: são áreas geralmente planas e basicamente formadas por cedimentos trazidos de áreas mais elevadas. Existem 3 formas de planícies: lacustre de lagos, fluvial de rios e litorâneos de mares (litoral); sua altitude varia de 0 a 300m.
- Relevo sub-marino: assim como a superfície dos continentes apresenta áreas mais baixas ou mais altas, também na parte da crosta terrestre coberta pelas águas marinhas vamos encontrar cadeias de montanhas, depressões e planaltos. À partir de 200m de profundidade até 4.000m encontramos a taludi. Nas partes mais profundas encontramos um relevo bastante irregular, comprsença de fossas Abissais ou cordilheiras.

Altitude: de um ponto qualquer da superfície terrestre corresponde à altura em que ele apresenta à partir do nível do mar que é altitude 0.

Dúvidas fale com: Izaias .)

Nenhum comentário:

Postar um comentário